segunda-feira, 2 de julho de 2012

Haikais

O QUE É UM HAICAI ?  RUBEM ALVES EXPLICA



HAICAIS

Séculos antes da invenção das máquinas fotográficas, os japoneses já eram mestres na arte de fotografar. Fotografavam sem máquinas. Para isso usavam palavras. Suas maravilhosas miniaturas fotográficas feitas com palavras tem o nome de haicais. Quem lê um haicai vê. São tão pequenos - mas pesam tanto!. Leminski, valendo-se de uma sugestão de Jorge Luis Borges, descreve um haicai como um objeto poético mínimo de peso intolerável. Não tente entender. Você entende um por do sol? Um pássaro em voo? Um sorriso da pessoa amada? Não são para ser entendidos. São para ser vistos. O prazer do que se vê está no ato de ver e não no ato de pensar sobre o visto. Os pensamentos prejudicam a visão. Não foi à toa que Alberto Caieiro afirmou que "pensar é estar doente dos olhos". Quem lê um haicai fica curado dos olhos por nos obrigarem a não pensar. Veja esse haicai: " Na velha casa que abandonei as cerejeiras florescem". Acabou. É só isso. Agora, sem ser levado pelo desejo de compreender, entregue-se à visão. Veja a casa velha. A casa que abandonei. Passei por ela. Triste solidão. Os muros estão caídos. O jardim de outrora se transformou num matagal. As paredes estão descascadas. Mas, a despeito desse abandono, as cerejeiras florescem... As cerejeiras são fiéis. Pode-se confiar nelas. Às vezes brinco de fazer haicais, embora não obedeça à técnica. Aqui está um, inspirado pelas cerejeiras. Era o tempo quando se tinha medo de andar pelas ruas de Campinas. A morte estava à espreita nas esquinas. Aí eu vi um ipê florido e o haicai saiu : "Na cidade amedrontada os ipês-amarelos florescem".Os ipês amarelos estão floridos de novo. Voltam sempre, no mesmo tempo, na ordem certa. Em julho florescem os ipês-rosas. Em agosto os amarelos. Em setembro os brancos. De todos, os mais desavergonhados são os ipês-amarelos. Minivulcões em erupções de alegria. É bom ver sua copa amarela, sem uma única folha, contra o céu azul. Alguns deles fui eu que plantei. Mas são poucos os que se assombram e param para vê-los. Acho um ipê amarelo florido um milagre maior que um cego ver ou um paralítico andar.
EXTRAÍDO DO LIVRO "OSTRA FELIZ NÃO FAZ PÉROLA" DE RUBEM ALVES.

 Haicais de Elisa Campos




FLOREIA OUTRA VEZ
NA CALÇADA DE TODOS
O IPÊ-AMARELO



 POUCO A POUCO
O IPÊ BORDA NO CHÃO
UM TAPETE ROSA


PAUSA NO TRÂNSITO
O MEU OLHAR MUDA DE COR

IPÊ-BRANCO EM FLOR

E Rubem Alves tem razão. Inobstante as mazelas que vemos, o descuido e abandono de muitos lugares das cidades, ainda podemos encantarmos com a natureza. A partir desta estação  ipês-amarelos, rosas e brancas se anunciarão. Além destes surgirão flores de cerejeiras,  Sibipirunas, Jacarandás-mimosos, Suinãs, etc. Muitos nem notarão a explosão dessas flores por conta da correria e vida agitada desta metrópole.


 ENCANTO FUGAZ
RÓSEAS PÉROLAS AO VENTO
FLORES DE CEREJEIRAS

Uma das árvores mais comuns que podemos ver nesta cidade são as "patas-de-vacas" que já estão começando a florescer. São árvores nativas da Mata Atlântica.


FARFALHOS AO VENTO
PATA-DE-VACA FLORIDA
PÉTALAS CAINDO

"Suinãs", umas das minhas flores preferidas enfeitam ruas e casas da cidade. As folhas já estão caindo para dar lugar as rubras flores. Achei que fossem originárias do Japão, pois me lembram espadas de haraquiri. Mas, é brasileiríssima. Uma espécie nativa das encostas da mata atlântica. Ajuda na recuperação de matas ciliares e ecossistemas em degradação.


É JULHO AINDA
NEM ESPERA A PRIMAVERA
SUINÃ FLORIDA


Três pés de "Ficus" da minha rua foram podadas para não atrapalhar a rede elétrica. Nos ocos que ficaram no lugar dos galhos decepados surgiram muitas samambaias. Quem teria plantado? Certamente que foram os pássaros. É a natureza sábia sempre no seu papel, polinizando, brotando, refazendo, recriando, recolorindo a vida.


NO OCO DO TRONCO
ME RENDO ÁS VERDES FOLHAS
SAMAMBAIA BROTANDO

"Poinsétias" são flores lindas e esta (planta de inverno) é a época propícia para a sua florada natural. Consideradas flores de Natal (quando é verão no Brasil) são cultivadas em estufas simulando noites mais longas para que se desenvolvam.


É FLOR DE NATAL
MAS JÁ ECLODIU EM CHAMAS
AQUECENDO O DIA


"TOCANDO EM FRENTE"
DE RENATO TEIXEIRA E ALMIR SATER



UMA LINDA SEMANA PARA TODOS.

103 comentários:

  1. Linda aula de Rubens Alves e lindo haicais!! Adoro passar aqui e ver essas belezas todas!!beijos,ótima semana e JULHO!! chica

    ResponderExcluir
  2. Como não ser maravilhosa com esses belos Haikais! Gostei do texto.

    Que lente e sensibilidade esperta a sua! Imagens belíssimas que muitos passam ao lado com dois olhos e não veem nada!

    Alice tenha uma semana iluminada!

    Beijooooooooooo

    ResponderExcluir
  3. Olá, Elisa!

    O mundo ainda tem muitas flores para serem vistas.
    Felizes são os beija flores que não as esquecem nem um dia.
    Felizes também são os que sabem tecer os haicais, como fez Rubem Alves na página acima; como faz você, porque eles são a síntese do compreender e sentir, tal qual o coração é a síntese do fazer viver.
    Sua postagem de flores, haicais e música está belíssima.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Ahh o ipê branco....qtas saudades ele me traz!


    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Querida Elisa!

    Momentos unicos voce me proporcionou com esta sua postagem.
    Eu estava precisando me abastecer de coisas boas...e aqui voce nos tras o belo. O belo da natureza, o belo dos seus hai-kais que transmitem tanta simplicidade e ternura, o belo da vontade de compartilhar. E aqui voce compartilha o que voce tem de melhor, o seu carinho, seus conhecimentos e a sua arte.

    Um beijo com meu carinho imenso que sinto por vc!

    Bjinho e boa semana!!

    ResponderExcluir
  6. Tudo lindo!

    P.S.:A canção de Renato Teixiera é linda, não!?

    ResponderExcluir
  7. Lindo. Parece que acabo de sair de uma aula de botânica!

    ResponderExcluir
  8. Oi Elisa!
    Que maravilha!é sempre um prazer vir aqui e ler seus lindos haikais e hoje com estas flores maravilhosas. Tenho um iê em meu sítio que irá me surpreender pois não sei sua cor. Esperarei.rsss
    Linda esta música!
    Beijinhos e uma linda semana!

    ResponderExcluir
  9. Elisa,

    Você também é um ipê, uma raridade! Que texto lindo esse do Rubem Alves, amanhã mesmo vou comprar o livro "Ostra feliz não faz pérola", gosto desse tipo de leitura que desafia o meu conhecimento, que me expande, acrescenta. Gosto de Rubem Alves.

    Você é também excelente fotógrafa.
    Saio daqui renovada... Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Palavras são desnecessárias após esse texto e imagens!
    Coincidentemente, hoje pela manhã fiquei maravilhada com os ipês roxos que estão absolutamente floridos aqui na região.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Árvores lindas!! Na minha rua tem árvores de pata-de-vaca plantadas na calçada, mas nunca deram flor, somente uma sombra muito boa!! Este livro de Rubem Alves é todo bom e os haicais que de curtos, são imensamente grandiosos..
    Boa semana!! Beijus,

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Querida Poeta Elisa maravilhosa postagem , um deslumbre teus haicais!Adorei conhecer mais sobre haikais e aprimorar o meu sentir nesta arte que muito aprecio.
    um beijo de violetas

    ResponderExcluir
  14. olá, Elisa. Belissimo post! Amo ypê. Meu sonho é ter uma árvore no meu quintal! Amei! Não conhecia o ypê branco! Muito bom conhecer a origem dos haicais. Parabéns Elisa! o blog está lindo. obrigada pela carinhosa visita! Bjos e feliz semana.

    ResponderExcluir
  15. Olá Elisa,

    Fiquei extasiada entre esses ipês maravilhosos e coloridos e as demais flores que ornaram a postagem. Adoro os ipês. Parece impossível que alguém passe por eles sem apreciá-los.

    Seus haicais são encantadores e a música é ótima.Gosto de ouvi-la.

    Tudo muito lindo. Parabéns pelo bom gosto!

    Que sua semana seja tão colorida quanto os lindos ipês.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  16. Esqueci de dizer que gostei muito do texto de Rubem Alves.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  17. No mundo da poesia/ As árvore florescem com mais alegria.

    ResponderExcluir
  18. Elisa! Depois destas imagens lindas e desta beleza em palavras, a semana só pode iniciar linda! Uma abençoada semana, repleta de muita paz e alegria! Posso contar com teu voto no TopBlogBrasil? Grande e carinhoso abraço!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá Elisa, leio tudo de Rubem Alves, adorei também encontrá-lo aqui. Parabéns por teus lindos haicais e fotos magnificas.
    Aplaudo sua sensibilidade na escrita , nas fotos e na sua escolha poética e explicativa sobre haicais.Showww !!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  20. Oi minha querida...que post mais maravilhosoooo, de encantar os olhos, tocar a alma...adorei saber mais sobre haicais...
    Pra mim:
    Haicais são como encantos!!!
    Adoráveis os seus, amiga, beijos
    Valéria

    ResponderExcluir
  21. Olá querida Elisa,

    Olha, o que eu fiquei sabendo com sua postagem!
    Com o profesor Bento, também, já aprendi muito, se diga, em abono da verdade.
    Amei as fotos e respetivos haicais.

    Elisa, você tem formação jurídica. Nossa! seu comentário está, judicilamente, perfeito e tão bem enquadrado. Obrigada.

    Beijos da Luz, com carinho.

    ResponderExcluir
  22. Quanta beleza encontrei em sua postagem! Seus olhos são preciosos, pois captam o que muitos nem observam. De algumas flores que fotografou, não conhecia o nome. Rubem Alves é um grande escritor e falou sobre o haicai de forma tão simples, propiciando entendimento geral. Assim é a literatura de que gosto. Você coloriu tudo e encheu meus olhos, não só com a natureza, impecável, mas com os haicais, que constrói com extrema habilidade. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  23. Estar em tua companhia neste passeio singular e poético,aquece o coração e enfeita nossa alma de belezas intensas.
    Vc, Elisa, é mestra nas combinações primorosas destas sublimes belezas:poesia+natureza;e completando, traz o mestre Rubem Alves para coroar o momento através de suas sempre necessárias palavras.
    Paz, Bem, Luz.
    Bjos querida,
    Calu

    ResponderExcluir
  24. Rubem Alves é um de meus mestres mais querido! Amo de paixão... Os Haicais, TODOS, postados aqui, um encanto! Com as imagens, foram casando perfeitamente! Apesar que só os haicais já conseguiam expressar tudo o que as imagens queriam mostrar! De fato "maravilhosas miniaturas fotográficas feitas com palavras"... Lindo!!!!

    Desculpe a ausência(final de semestre foi uma loucura!), minha querida Elisa! Agora estou de férias e podendo passear tranquilamente nos blogs amigos.

    bjks JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  25. Aula espetacular sobre os haicais. E os haicais que tu fizeste aliados às imagens, ficaram de uma singularidade ímpar.É coisa de mestre! Parabéns, Elisa!
    Abração.

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde querida Elisa!

    Somente e unicamente alguém que possui muita luz no coração, e na mente, pra fazer postagens como essa, de uma sensibilidade à flor da pele...Tudo aqui é divino, minha amiga poetisa da natureza! É impossível não sair daqui, melhor do que quando aqui se chega...Repito: D I V I N O!

    E, convenhamos, hein, quem busca Rubem Alves, como referencia, meu Deus!...Só pode vibrar o belo, o bom e o bem! Adoro Rubem Alves!

    MUito agradecida pela visita e pelas palavras cheias de carinho e atenção que me deixou lá no "Sementes Preciosas"!

    Bjos da Lu...

    ResponderExcluir
  27. Elisa,muito linda msg de Rubem Alves e seus haicais são um sonho!bjs e meu carinho!

    ResponderExcluir
  28. Elisa querida
    Sempre uma aula de beleza,delicadeza e bom gosto .
    Haicais poéticos interagindo com as fotos de modo perfeito Elisa.
    Parabéns sempre pela partilha tão cuidadosa e bonita.
    Os ipês, as flores vermelhas de Natal muito lindas.E o texto de Rubem Alves _ o meu escritor predileto_ amo de paixão rs
    abraços Elisa e obrigada pela pessoinha que és , atenciosa sempre me encoraja com seus comentários.
    fique bem, te abraço e desejo uma noite feliz.

    ResponderExcluir
  29. Olá, estimada amiga Elisa!
    Já estive aqui várias vezes apreciando sua esplêndida postagem.
    Esse texto do Rubem Alves traduz tudo que sinto quando faço um haicai.
    Resolvi publicar sempre com explicação, porque os visitantes viviam me perguntando, via e-mail ou comentário sobre este pequeno poema na forma, mas de grande beleza e sabedoria no conteúdo, que é o haicai.
    O admirável também foi a escolha do texto, pois, de tão bom, toca na alma.
    Também lhe admiro pelo vasto conhecimento em plantas e flores, o que facilita, sobremaneira, até a inspiração.
    O ipê tem uma imagem do paraíso. O bom é que ele dá até na tétrica paisagem urbana, fazendo um contrasto magnífico.
    Gostei de todos seus haicai, mas este, encantou-me:

    É JULHO AINDA
    NEM ESPERA A PRIMAVERA
    SUINÃ FLORIDA

    O vídeo também nos brinda com imagem divinas e com a bela música "Tocando em frente", de Renato Teixeira e Almir Sater, que sou fã e a sei de cor há anos.

    Parabéns pela virtuosidade, cultura, ecletismo e bom gosto.

    Abraços sinceros do amigo.

    ResponderExcluir
  30. Elisa, tudo bem?

    Vermos os haicais..., interessante isso, apesar de que gosto de sentir as letras, mesmo que não sejam tão visuais assim.
    Mas por falar em visão, lindas fotografias tuas, revelam muito mais que escondem, sem dúvida, é o olhar se cumprindo novamente na essência.
    Lindo post!

    Beijos e ótimos dias!

    ResponderExcluir
  31. Belo poeta
    teu blog é um álbum
    de haicais
    forma poética de pura
    paixão
    seus haicais estão bansais
    poemas mui lindos

    Luiz Alfredo - poeta

    ResponderExcluir
  32. Olá, agradeço a aula Srta, agora entendo melhor o que é o Haicai! abraços

    ResponderExcluir
  33. Olá.
    Muito legal,gostei,parabéns.
    Até mais

    ResponderExcluir
  34. Oi Elisa!
    Voltei para agradecer o carinho no meu blog e pelo passeio que você fez em minhas postagens comentando com tanta simpatia. Obrigada!
    Beijinhos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  35. Agradecimentos poéticos
    estou embriagado neste panteísmo
    de flores
    e com seus haicais
    uma das coisas que mais amo
    na vida
    o primeiro beijo eu já esqueci
    mas o meu primeiro haicai
    o primeiro que li
    ficaram para sempre no meu ser
    sabe poeta não conheço
    quase nada da vida
    apenas me tornei um pobre
    poeta
    mas te digo conheço
    outro poeta
    por que não basta escrever
    um poema
    tem que viver poeticamente
    e se sem ele(a)
    o poeta morre
    fico muito feliz quando encontro
    outro poeta
    fico mui feliz

    Luiz Alfredo - poeta

    ResponderExcluir
  36. Olá, boa noite!
    Problemas várias fazem com que só agora regresse aos blogs.

    * Flores bonitas!

    Beijinho

    ResponderExcluir
  37. Oi Elisa,

    Que lindo post! Fotos belíssimas recheando este texto gostoso do Rubem Alves. Obrigada por nos presentear com um momento de cultura, de natureza, de coisas boas da vida...

    Beijos

    Leila

    ResponderExcluir
  38. Oi, Elisa!

    Que encanto, seus haicais, e as imagens! Gostei muito do texto de Rubem Alves, sobre Haicai. Nossa, não consigo compreender, como alguém passa diante de um Ipê, sem se render a sua beleza... Esta imagem do Ipê rosa, bordando o chão, está divina.

    Obrigada, querida, pelas gentis visitas, que eu adoro.

    Um grande beijo
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  39. Amiga, a canção do vídeo "Tocando em frente" é o meu hino de vida !!!
    Nem imagina o que este poema me diz!
    A simplicidade é a maior beleza que existe.
    Adoro cada foto e texto seu!

    Obrigada por este lindíssimo momento!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  40. Que maravilhoso é vir aqui e encher os olhos a alma de poesia!! Que olhar poético vc tem Elisa!Aplausos sempre!! Bjss

    ResponderExcluir
  41. E quantas flores se abriram nesse meu cansado fim de dia!

    Quantas visualizações eu tive, Elisa. :)

    um abraço!

    ResponderExcluir
  42. Que postagem rica minha amiga.
    Com historia e aula tudo junto ficou otima.
    Adorei as ilustrações e seus belos haikais.
    Um belo domingo com alegria.
    Meu carinhoso abraço.

    ResponderExcluir
  43. ❤✿•.¸•.¸¸

    ♡ Boa semana!
    Beijinhos.
    Brasil
    ✿•.¸¸✿⊱╮

    ResponderExcluir
  44. Que lindo, Elisa... sou amante da natureza, em especial do mar, dos pássaros e das flores. Por isso, o encantamento neste post, além dos haicais belissimos, o bailado das lindas imagens...

    Um dia lindo e muita paz!
    bjs com carinho

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde, Elisa.
    Os haicais são realmente belíssimos e resumem a tentativa de se explicar aquilo que não pode ser explicado.
    Uma analogia que usei lá no blog do amigo Bento Sales é a de que eles são como buracos negros literários, que conseguem fazer com que nossa intuição atravesse grandes distâncias em um tempo muito pequeno.
    Abraço, Elisa.

    ResponderExcluir
  46. Oi Elisa, querida!

    Nada de novo, por aqui, ou melhor, aqui se aprende sempre e nosso olhar fica enriquecido.

    Boa semana, com paz e harmonia.
    Beijos da Luz.

    ResponderExcluir
  47. Passeando por este belo jardim, vou começar a semana em pleno de certeza! que maravilha para uma amante de flores como eu!
    Bjs

    ResponderExcluir
  48. Rever uma postagem sua sempre nos permite outros focos. São tão ricas que é impossível, nos comentários, abranger tudo que diz e mostra. É com prazer que retorno. Tenha uma linda semana! Bjs.

    ResponderExcluir
  49. Olá Elisa,

    Passando para agradecer a sua presença sempre carinhosa em meu recanto. Aproveitei para ouvir mais uma vez a deliciosa música, enquanto passeava pelas encantadoras imagens.

    Ótima noite.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  50. Ipê-amarelo
    florir belos versos
    nos teus haicais.

    Luiz Alfredo - poeta

    Vim beber chuva
    nas folhas do ipé-roxo
    que floriu no céu

    Luiz Alfredo - poeta

    ResponderExcluir
  51. Belas imagens e bela postagem minha amiga,,,obrigado sempre pelo seu carinho lá no Livro....beijos de boa semana pra ti.

    ResponderExcluir
  52. Querida Maninha Elisa... voce me inspirou:

    Doce Elisa
    Arco iris no céu
    No pote hai-kai


    Não repara... sou do barro..rs

    bjinhos...

    ResponderExcluir
  53. Olha que foi uma aula de cultura e beleza. Gostei de toda postagem!
    Bjks doces!
    Meu link mudou e por favor pare de seguir o palavras ao bel prazer e siga esse: http://www.palavresias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  54. Boa tarde querida, obrigada pela visita
    e carinho com meu blog. Adoro!!
    Em alguns momentos fiz alguns haicais
    la misturado em meu blog., foram momentos
    incriveis, pois estava me testando. Dizem
    que os haicais são testes para o poeta ver
    se consegue se conter (poema contido), eu
    como escrevo muito, nem sigo direito como
    se faz um poema, poesia, soneto. Saio escrevendo
    o que sinto e as vezes, me perco em devaneios.
    E nestes haicais que fiz, me descobri, vendo que
    se eu quisesse podia me conter. Confesso: Não gostei!
    Mas valeu a aprendizagem! Abraços e estou te seguindo
    Belo e direto teu post., interessante e construtivo!

    "Palavras que são...
    modos de contar algo.
    Mente e coração!"

    ResponderExcluir
  55. elisita, minha querida,
    o pouco que conheço dos haikais deve-se a pessoas como tu, o marcell, o bento, o arnoldo e outros que por aqui, na blogosfera, vão partilhando a sua arte connosco. antes tinha já lido umas coisas (poucas) de lavra própria (o j. pedro mésseder, por exemplo, foi o meu primeiro contacto com os haikais) ou traduções de originais orientais. compreender a escrita que, na singeleza sumária congrega tantos e tão diversos mundos acaba por ser arte que vou intuinto; ainda assim, o teu contributo neste post, seja pela fixação do território em termos teóricos, seja pelos sempre irresistíveis exemplos que nos deixas, é francamente importante; para mim é-o, sem dúvida.

    beijinho!

    p.s. caeiro é definitivamente a minha fratura pessoana preferida; em certo sentido vejo-o como haikaísta na essência, mesmo que não na forma.

    beijinho renovado!

    ResponderExcluir
  56. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  57. Olá Elisa querida,
    Adoro vir aqui e me deleitar com suas fotos maravilhosas e seus haikais belos e extrovertidos.
    É uma verdadeira aula de como fazer haikais e de como ostentar uma magia tão linda e diversa, por entre os ipês de diversas tonalidades.
    Grande beijo, amiga.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  58. Olá
    Que lindo!!!!!!!!!!!!!!!!
    Amei seu blog,ja estou seguindo
    Fiquei encantada
    Bjss

    ResponderExcluir
  59. Boa noite querida amiga Elisa. Vim agradecer tua preocupação com a saude do Bolinha e o que encontro: uma maravilhosa postagem mostrando, entre outras, belíssimos ipês floridos...isso me deixa ainda mais feliz por saber que um dia as mudas de ipê que estou plantando ajudarão a embelezar ainda mais algumas cidades pelas quais passei. Um grande beijo, fique com DEUS. Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  60. Boa noite filha querida !!!!
    Sabia que amei vc senti minha falta,rsrsrsrs.Isso prova que vc me ama!Quando amamos as pessoas e elas se afastam por alguma razão,acontece a falta.
    Mas chegar aqui é sempre um encantamento profundo.As imagens por si se revelam em beleza e seus raikais nos faz acreditar num mundo mais perto de nós com uma transparência que só vc sabe dar...
    Beijos para enfeitar teus dias e tuas noites !

    ResponderExcluir
  61. Olá Elisa,
    Acho lindos esses ipês floridos, as imagens são encantadoras.
    Os seus haicais são maravilhosos. Sua postagem foi uma grande aula.
    Obrigada pela leitura maravilhosa.
    Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  62. Passando para agradecer o teu comentário lá blog e desejar-te uma semana espetacular.
    Abração.

    ResponderExcluir
  63. Elisa, achei seu blog e fiquei encantado com as imagens.
    Parabéns!!

    To seguindo, BJ

    ResponderExcluir
  64. Oi querida, passando pra te desejar uma feliz semana, beijinhos,
    Valéria

    ResponderExcluir
  65. Oi Elisa, que belíssimas fotos, não me canso de admirar flores, pássaros e toda a natureza,é uma conexão divina que deixa nossa alma radiante.
    Esses ipês são lindíssimos, enfim, nem tem como dizer o que é mais bonito!
    Beijos pra ti!

    ResponderExcluir
  66. a cidade amedrontada se enche de ipês-amarelos.
    existe algo mais amarelo do que o medo?

    muito bom.

    ResponderExcluir
  67. Poesia se faz com imagens; um poema é uma fotografia feita de palavras. A natureza nos oferece o poema pronto, é só saber olhar e sentir. E você sabe.
    Elisa, suas fotos e seus haicais são puro encanto.

    bjs

    ResponderExcluir
  68. Voltei pra agradecer os cainhos e deixar um beijo!chica

    ResponderExcluir
  69. Jestem zachwycona kwitnącymi, cudownym drzewami. One bardzo zdobią miasto. Pozdrawiam.
    Estou muito contente por flores, árvores maravilhosas. Eles realmente decorar a cidade. Yours.

    ResponderExcluir
  70. O texto de Rubem Alves é uma maravilha...
    Os seus Haikai's entremeados por lindíssimas fotos, formam conjuntos de uma beleza rara!
    Beijinhos, Elisa.

    ResponderExcluir
  71. Adoro Rubem Alves e teus haicais são demais!
    Há uma sintonia perfeita com as maravilhosas imagens; o capricho das tuas postagens me encanta...
    Tá linda essa! Cada um com seu dom, não é? Te admiro muito, sei que não é fácil poetar¨¨Haicai eu acho difícil tem q saber**
    *)
    Desculpe ter me ausentado, agora vou me dedicar mais, estou fechando o semestre e vou tirar umas férias, aff!
    Também ando triste com a moça q "clonou meu link.
    Não sou Anjígua.
    Sou a Mery*

    ResponderExcluir
  72. Oi
    Querida
    Amei sua vst
    Obrigado,por ser seguidora tmb
    Volte sempre que quiser e puder
    Abraço carinhoso

    Seu blog é enacantadop!!!!!!!!!!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  73. Elisa querida,

    Passando para lhe desejar uma linda noite e agradecer-lhe
    pelo carinho da presença em meu recanto.

    Que seu final de semana seja repleto de cores e alegrias!

    Beijão.

    ResponderExcluir
  74. OI ELISA!
    ACHO OS HAICAIS LINDOS, ATÉ PORQUE NÃO TEM RIMA, MAS ENCERRAM MUITA BELEZA.
    ESTES QUE FIZESTE FICARAM LINDOS, COM AS ILUSTRAÇÕES ENTÃO...
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
  75. Impossível não agradecer a gentileza de suas palavras. Tenha um lindo e inspirado dia. Bjs.

    ResponderExcluir
  76. Elisaaaaaaaaaaaaaa... que lindo!!!
    Tudo: as citações, as fotos, seus haicais!...

    E o novo layout ;)

    Beijos =)

    ResponderExcluir
  77. Hello, Elisa T. Campos.

      It is my joy to share your wonderful work.
      And sweet message charms my heart.

      I pray for your happiness and world peace.

    とても美しい色彩です。
      あなたの訪問に感謝します。

    ResponderExcluir
  78. ¸❤✿•.¸
    ♥ Bom fim de semana!
    ♡ Beijinhos.
    Brasil

    ResponderExcluir
  79. Passando para te desejar um excelente final de semana.
    Abração.

    ResponderExcluir
  80. Elisa

    Agradecendo a passagem, fui lendo, interessadamente, tentando fixar mais, a técnica do aicai.
    Beijos

    http://amornaguerra.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  81. Olá Minha Querida Amiga,

    Quanta doçura, quanta sensibilidade em teu coração, quanta visão poética,quanta riqueza de alma feliz...
    Nesta manhã nublada, sinto o calor do sol como
    chamas em hai-e-cais ao passear por aqui em teu jardim..
    Inspirador Querida Amiga!!
    Obrigada pelo que és.. em sintonia e frequência.

    Grande bj no coração e excelente domingo!
    Lecy'ns

    ResponderExcluir
  82. Oi, Elisa...

    Vim te desejar um ótimo domingo e uma excelente semana!!

    Beijinhos!!!!

    ResponderExcluir
  83. OI ELISA!
    PASSANDO PARA TE DESEJAR UMA BOA SEMANA.
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
  84. Noooossa Elisa que beleza de florescer! Não consigo imaginar que haja um ser sequer que não enxergue esse desaforoso da mãe natureza! Adorei sua visita e comentários lá deitados...Obriagada! Volte sempre que quiser e puder. Deixei um lugar reservado, amorosamente, pra quando voltar.
    Beijuuss, florescidos em luz, n.a.

    ResponderExcluir
  85. Oi Elisa...
    Vim agradecer o carinho e desejar uma Ótima Semana!
    Beijos!
    San...

    ResponderExcluir
  86. Nessa manhã de segunda passo no seu espaço pra te abraçar e reler sobre os haicais , ficar aqui um pouco sentindo toda a beleza do que escreve , fotografa ,pinta , enfim sentindo a amiga artista Elisa.
    Receba pois meu abraço e minha sincera admiração pela sua Arte.
    boa semana com mais inspirações, de forma simples e encantadora,ok?
    beijinhos

    ResponderExcluir
  87. Ola amiga
    Que Lindo jardim em Flor!
    Adorei! Amei sua postagem!
    Tenha um lindo dia!
    Com carinho
    abraço amigo
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  88. Boa noite querida amiga Elisa. Voltando para agradecer tua amável visita em meu diário e dizer que estou sentindo falta de novas postagens... espero que esteja tudo bem contigo e com os familiares. Um grande beijo, fique com DEUS.

    ResponderExcluir
  89. Passando para visitar este lindo jardim e desejar uma boa semana.
    Bjs

    ResponderExcluir
  90. Passando de visita a este belo jardim, e desejando uma boa semana.
    Bjs

    ResponderExcluir
  91. Boa Noite Elisa
    Que maravilha este lindo jardim. Uma semana abençoada para vc.
    Com carinho
    Ana Brisa

    ResponderExcluir
  92. Rubem Alves, Haicais, fotos, flores, música...
    O que dizer de tanto?
    Sempre saio daqui com a alma perfumada...
    Um beijo e meu sempre carinho!

    ResponderExcluir
  93. Olá Elisa,
    Que linda essas imagens, e os haikai são encantador.Você é fera nessa arte de haicai.
    Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  94. floridos haikais...

    foi preciso atravessar o oceano para os descobrir...

    o Haikai de Julho e a fotografia são para mim os escolhidos...

    beijinho

    ResponderExcluir
  95. Adoro Rubem Alves, acredita que outro dia quase compro esse livro?
    Adorei o post, as ácores, suas visita, comentários e carinho.
    Beijo e desejo de lindo fds :)

    ResponderExcluir
  96. nooossa kipostlindo... passei correndo ontem só agora o li, até arrepia de tanta beleza... aliás seus posts são divinamente belos... é porque voce olha para a natureza e capta toda a beleza que ela nos oferece... e nesse post coloco um Mindim atendendo seu pedido

    Mindim
    é tao
    tantim
    =
    Mindim
    Tantim
    Assim


    rsrs

    Deixo aqui os endereços onde se fala melhor do mindim

    http://lunadiprimo.blogspot.com.br/search/label/mindim
    http://mindimlunadiprimo.blogspot.com.br/p/blog-page.html
    http://mindimlunadiprimo.blogspot.com.br/p/tira-duvidas.html

    ResponderExcluir
  97. Muito lindo este post, adorei a explicação de Rubens Alves.

    ResponderExcluir
  98. bjuuuu Elisa.

    Ipê
    em flor
    d'ouro

    =

    CEREJEIRA (o mindim pode ou nâo ter título)

    Linda
    Flor
    Rosa

    =
    PATA-DE-VACA

    Há cor
    no ar
    e cheiro?

    =
    Sábia
    é a mão
    de Deus...

    ResponderExcluir
  99. Magnificos haikais, a natureza em poucas palavras, tal como a beleza da simplicidade.

    beijos
    cvb

    ResponderExcluir
  100. Oi querida Elisa,

    Tudo bem? Vim desfrutar dos haikais. Esse texto é esplendido. No momento, estou lendo Pimentas, o mais recente do Rubens.

    Boa semana e beijosssss.

    Lu

    ResponderExcluir