segunda-feira, 18 de junho de 2012

A Natureza é sábia

A Natureza é sábia e entrevista com Cristiano Marcel no espaço Poetas de Marte

 

Enfeita a sacada
A trepadeira herbácia
Um chuchuzal

  Deixei na fruteira o último chuchu para fazer um suflê. Alguns dias depois um brotinho nasceu. Uma folhinha meio esverdeada e enrolada foi se abrindo. Enterrei-o então num canto do jardim.
E para a surpresa de todos muitas folhinhas foram aparecendo através das gavinhas, que por sua vez foram procurando guarida nos galhos da primavera e do pé de ameixa.

 

Eclode um broto
na pontinha do chuchu
hora do plantio

 

 Silenciosamente
De mãos dadas com as gavinhas
O verde avança

 

  Os dias foram passando e as ramas  crescendo a ponto de ter que desviar as gavinhas em direção ao guarda corpo da sacada para não invadir o muro do vizinho. Não satisfeitas, as gavinhas foram cada vez mais se expandindo, se enrolando e descendo no corrimão da escada. 

 

Três meses depois minúsculas florezinhas amarelas foram surgindo atraindo dezenas de abelhinhas e cambacicas, que para minha decepção (as abelhinhas  de tão pequeninas, e as cambacicas de tão ágeis) nunca as consegui fotografar.  Finalmente vieram os primeiros frutos e em menos de 10 dias pude colhê-los.

 

 Um vai-e-vem
De cambacicas e abelhinhas
atraídas pelas flores

 Quanto mais colho, mais frutos vão aparecendo escondidos entre o imenso verde.  Até já distribuí aos vizinhos e parentes que ficaram encantados com esta fartura. Hoje pela manhã apanhei mais meia dúzia entre as abelhinhas rastreando as florezinhas e as cambacicas pulando de folha em folha.  Não é um presente dos Deuses? 

 

 Muda o visual
O chuchus se espalhando
no meu quintal

Ninguém quer comer
O prato de chuchu
Se não for suflê

É medida sensata
Distribuir aos vizinhos
Chuchus á granel 

 

Entrevista com o haicaísta Cristiano Marcel no espaço Poetas de Marte

Fui convidada pelo talentoso haicaista Cristiano Marcel no blog  (poetasdemarte.blogspot.com)  para uma entrevista que ele intitulou  "Haikais que são uma pintura", a qual convido vocês para conhecer.

Cristiano Marcel é professor de matemática e grande haicaísta, detentor dos blogs Esquife de Memórias e Haicai e não Machuca.

Fico honrada e agradecida por esta oportunidade e peço desculpas a você querido amigo haicaísta por eu não ter conseguido enviar todas as ilustrações , inclusive da tela e a releitura que fiz  das dançarinas esculpidas nas velas com massa de biscuit, a qual mencionei na entrevista.

Para conhecimento de vocês faço a repostagem da entrevista .

 
Haicais de Domingo - Em que momento a sua poesia oriental passou a fazer parte de seus versos?
Elisa Campos - Foi quando Andréia, uma sobrinha me presenteou com o Livro "CEM HAICAISTAS BRASILEIROS" de Roberto Saito, H. Masuda Goga e Francisco Handa e umas apostilas sobre haicais que ela usou numa aula de literatura da Faculdade de Letras. Quando li o haicai de Alice Ruiz  "FIM DO DIA/PORTA ABERTA/O SAPO ESPIA"  foi como se um filme tivesse se desenrolado da minha infância. Esta cena comum no interior e registrada nesse haicai me fascinou. Induziu-me até a fazer uma oficina com a própria Alice Ruiz aqui em São Paulo. A  partir daí, o meu interesse por essa poética foi aflorando e hoje foco como referência muitos grandes haicaístas: Matsuo Basho, Kobayashi Issa, Masuda Goga, Teruko Oda, Paulo Franchetti, Edson Kenji Iura, Francisco Handa, Nelson Savioli, Pedro Xisto, Oldegar Vieira, Luis Bacellar, Anibal Beça, José Marins, Terezinha Canabarro, Monica Martinez, Alvaro Posselt, Henrique Pimenta, etc.


Rumo ao sítio
Bougainvílleas na estrada
Passeio promete

Haicais de Domingo - Como você faz para compor seus versos e aliar às belas pinturas que faz?
Elisa Campos - Na verdade sempre tento me inspirar nos quadros que já tenho. Acho que esta prática foge da verdadeira essência do haicai (captação do momento transitório), mas posso fazer, refazer e desfazer desta poética a qualquer momento, é instigante. Aprecio muito utilizar nas imagens o recurso do phootoshop recortando parte de uma pintura e inserindo em outra ou vice-versa (conforme ilustração acima). Quando tento pintar um quadro fazendo a releitura de um haicai já escrito nem sempre consigo o efeito desejado. Desfaço a pintura repincelando com gesso acrílico branco e deixo num canto até que uma nova idéia venha a fluir.


Rio de inverno-
Solitário canoeiro
Removagueando

Haicais de Domingo - Você possui publicações?
Elisa Campos - Tenho muitos haicais publicados no JORNAL NIPPOBRASIL (ora inativo) e que agora estão sendo publicados na coluna HAICAIS do JORNAL NIPPAK (periódico semanal que circula aqui em São Paulo) sobre supervisão e seleção dos grandes haicaístas EDSON KENJI IURA (membro do Grêmio Haicai Ipê) e FRANCISCO HANDA (monje budista e instrutor de haicai Zazen, também um dos fundadores do referido Grêmio).

Colheita de Verão
Retinindo no roçado
Roxas berinjelas
Jornal NippoBrasil - Ed.16 a 22 de fev./2011

Tremeluzir de asas
No final da cachoeira
Dança de libélulas
Jornal Nippak - Ed.11 a 17 de maio/2012
E o primeiro Haicai (das bougainvílleas)
pub.Jornal NippoBrasil- Ed.14 a 20 de out./2009

Haicais de Domingo - Em Pintando Haikais, seu universo particular, vemos a presença frequente de um determinado animal de estimação (rsrsrs). Fale sobre eles!.
Elisa Campos - Eu sempre gostei de bichos. Os meus haicais são sempre focados na natureza (fauna e flora). Depois que dois cães (boxers) se foram e a minha calopsita de estimação fugiu, essa gata (recém-nascida) apareceu próximo ao portão. Acho que foi  ela quem nos escolheu (uma dádiva), pois meu marido que dizia não gostar de bichanos se apegou tanto que sempre que a gata faz poses inusitadas ele sempre me chama dizendo:  - Corre vem tirar a foto de sua inspiradora em haicais! (rsrsrs).


Réstias de sol
Nesta manhã de inverno 
A gata aproveita

Haicais de Domingo - A sua formação acadêmica é relacionada com as artes ou trata-se de autodidatismo?
Elisa Campos - A minha formação acadêmica não tem nada a ver com as artes. Sou Bacharela em Direito e trabalhei no Tribunal de Justiça onde me aposentei. Já em artesanato sou autodidata, um hobby que até hoje quando posso me aventuro fazendo quadros em 3D, pintando vasos, praticando ikebanas, moldando velas, flores de biscuit  etc.. Gosto de releituras do que faço. Estas velas com as dançarinas feitas de massa de biscuit aramado nasceu do quadro que pintei na época que fazia (bio-dança) uma modalidade de ginástica no espaço de Luiz Antonio Gasparetto. De certa forma a minha poética com a arte está sempre inserida e interligada com os meus momentos de vivência, como os haicais que singelamente capto dos jardins. Nas pinturas em telas com exceção das técnicas mistas, muitas vezes conto com o auxílio da minha vizinha e mestra Satie , renomada artista plástica.



Ágeis compassos
Divas dançam no tablado 
Passos de haicais

Haicais de Domingo - Você considera a weblog uma ferramenta que contribui significativamente para a divulgação de outros tipos de poemas menos falados por aí, tais como os rengas,  haiku, tanka, fibhaikais, limeriques, entre outros ?
Elisa Campos - Sim. Sendo todas essas modalidades de poemas desconhecidos para muitos é de bom alvitre utilizarmos a internet como meio de disseminá-las. Muitos dos amigos que compartilho nos blogs não conheciam e alguns deles (excelentes poetas e cronistas) se tornaram também excelentes haicaístas e hoje sou eu quem me encanto e aprendo com eles. Este espaço "Poetas de Marte" é uma grande ferramenta para essa divulgação por contar com grandes haicaístas como você, sempre estabelecendo vínculos com outros poetas.


Mais uma vez obrigada Cristiano Marcel!

Meus amigos, espero que gostem.

Um bom início de semana!

 

 

118 comentários:

  1. Elisa, bom dia!

    Que delícia de postagem, amei as imagens, texto idem...

    Tenha uma semana luz!

    Beijoooooooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia
      Carismática de Tocantins,
      Muito sucesso na sua feira.

      obrigada.

      Excluir
  2. Gostei dos chuchus, gostei das perguntas, das respostas, do reconhecimento, divulgação, de conhecer mais sobre vc, das imagens, principalmente da gata.
    Desejo uma semana de belas imagens, doces palavras, suaves brisas e aroma de alfazema pra vc :)
    Parabéns e sucesso!

    ResponderExcluir
  3. A natureza é prodigiosa!
    A tua gata é liiiinda
    A tua entrevista é um verdadeiro encanto!
    Gostei imenso de a seguir...
    Beijinhos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MFC
      poeta de todos os dias atravessando o mar no "Pé de meia"
      Obrigada

      Excluir
  4. Lindo ver tudo isso aqui.Adoro ver as plantinhas germinares e dar flores, frutos.Lindo! E que bela entrevista!Parabéns aos dois.,Vou ver por lá! beijos,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  5. Ah Elisa que delícia de prosa tenho aqui com voce.
    A experiencia com o chuchu me encantou ,as fotos incríveis de um verde vivo e até quem não liga pra esse legume fica querendo provar.Dizem que é pura água, tanto melhor não é?
    Entrevista excelente Elisa, tão bom saber mais sobre sua inspiração poética, seu dom divino .
    A pose da sua gata(parece com a minha Pitty)está D+ ,arrazando!
    Parabéns Eliza e um bom dia ,boa semanainha.
    com abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lis
      Sua Pitty é tão linda como a minha Gigi.
      Ah.. o chuchu. Experimente fazer salada crua ralada misturada com uma pitadinha de sal ou limão. Depois esprema e regue com azeite.
      Eu acho uma delícia.

      bjs.

      Excluir
  6. digno de um programa de biologia, engraçado como duas cresceram lado-a-lado, como se de um beijo se tratasse

    gostei de ler a entrevista, e descubro que ainda há outros tipos de poemas para além dos Haikais... Direito hein? Ninguém o diria...

    Beijinho

    ResponderExcluir
  7. Muito estimada Elisa,
    aqui a entrevista ficou muitíssimo melhor, pois as postagens ficaram completas.

    Muita paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiano, valeu mil, camarada!
      Abraços!

      Excluir
    2. Cristiano Marcel
      de "Haicais e não machuca"
      Genial na temática eclética dos haicais
      Obrigada de coração.

      Uma linda semana.
      abraço.

      Excluir
  8. Reproduzo aqui, o que escrevi lá em "Poetas de Marte":
    a cativante haicaísta Elisa Campos, no seu aconchegante blog, nos brinda com Haicais coloridos, graciosos; harmoniosos com as suas belas pinturas e imagens do seu sagrado jardim. Admiro muito , também, o seu carinho com seus visitantes.
    A Elisa, pra mim, é uma grande cyber sister. Desejo pra ela as melhores inspirações e fé'licidades!
    Elisa, tudo de ótimo!
    Acrescento , num paralelo com a sua admirável plantação de machuchu:
    Elisa, você é um "chuchuzinho" e tens talento pra chuchu!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julio
      My cyber brother
      Machuchu. Era assim que minha sogra dizia.E ela fazia aos domingos deliciosa salada de machuchu misturada com cenoura e batata.
      Obrigada.

      Excluir
  9. eu gostei demais da entrevista... de lá vim pra cá porque sei que sempre tem coisas lindas e recebi inspiração rsrs adoro chuchu de qualquer forma... bjuuu de fica bem e ate...

    Chuchu no jardim
    Mais salada fresquinha
    Boa saude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luna
      O seu haicai me lembrou.
      Faço salada crua como disse a Lis. Rale um chuchu, misture sal ou limão, depois esprema e regue com azeite.
      Acompanha muito bem um almoço.

      Obrigada.

      Excluir
  10. Oi Elisa!
    Que post maravilhoso!
    Fertilidade a toda prova.rsss
    Que lindo ficou seu jardim com este pé de chuchu, e é verdade dele só queremos souflê.rsss
    A entrevista ficou ótima, bom saber mais de você.
    Beijinhos e uam linda semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valéria
      Obrigada pelo carinho
      Muitos não gostam de chuchu, acho que cozido não tem sabor de nada. Experimente fazer salada como disse á Luna.

      Uma linda semana também

      Excluir
  11. Ah,Elisa!! Fiquei com água na boca com o seu suflê de chuchu!
    Lindos haikais, imagens, Textos.
    Quanto a entrevista reafirmo aqui minha admiração pela sua belíssima arte. Bjsss.

    ResponderExcluir
  12. Quanta coisa bonita para se ver e ler, poeta! Um show de cultura que alimenta o nosso intelecto.Lindo jardim!
    Abração.

    ResponderExcluir
  13. Elisa,

    Gostei muito da entrevista, viu? Seu trabalho merece ser divulgado, você merece ser divulgada! Você que divulga
    as criaturas de Deus e as torna poesias... Lindo!
    Obrigado!!!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erico
      Outro poeta talentoso de " Conjecturas Poéticas "
      Obrigada.

      Excluir
  14. Ao contrário de tanta gente que diz que chuchu não tem gosto algum, sou fã do dito cujo e o aprecio de qualquer jeito, mas confesso que em forma de suflê ele cai muito bem!
    Quando se tem um olhar matizado pela sensibilidade tudo na natureza fica bonito e perfeito, fiquei com uma invejinha do seu chuchuzeiro, rsrs.
    Foi bom ler sua entrevista, agora já te conheço um pouco.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Néia
      Muito obrigada
      Também aprecio D+++ o seu espaço.
      Você já experimentou fazer chuchu cru e ralado? Caso negativo veja a receita que dei a Lis e a Luna aí em cima.
      É tão difícil. Eu sempre digo que é a salada "the flash"kkkk.

      bjs.

      Excluir
  15. Elisa,

    As imagens são fofas!!! Amei a entrevista. Parabéns! Bjooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana
      Cronista e poetisa de (Pétalas poéticas).
      Obrigada.

      Excluir
  16. Olá, Elisa. Parabéns pela entrevista! Adorei! Sua dedicação e delicadeza e haicais me encantam. Mostra a pessoa maravilhosa e beleza de alma que é vc. Adorei seu post! Vc reporta tudo com perfeição. Belos chuchus!! Eu adoro. Obrigada pela partilha! Bjos. Uma linda semana pra vc!

    ResponderExcluir
  17. Elisa,
    vc traz em poesia hacaísta; da semente ao fruto, da essência ao físico, da imagem ao ser.Tuas artes disseminam o mínimo e o máximo contido em cada realização.São expressões de tua enorme sensibilidade com a qual nos brinda.
    A entrevista fez jus ao teu lírico universo artístico.Meus parabéns!
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calu
      de "Fractais da Calu"
      haicaísta e cronista de talento que adoro ler.
      Obrigada.
      Linda semana
      bjs.

      Excluir
  18. Parabéns Elisa!

    Você é uma verdadeira artista! O seu talento está na sua sensibilidade, revelada nas cores, nos cenários e na escolha perfeita das palavras!

    Muita luz no seu caminho! Sucesso!

    Beijos

    Leila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leila

      Adorável cronista de "Palavras"
      Eu é que me encanto com as suas palavras
      Obrigada.

      Excluir
  19. amooo sua pintura
    amooo seus haikais
    e amoo salada de chuchu.


    [só sinto saudade de tu]



    beijo

    ResponderExcluir
  20. Olá, Elisa!

    E como não gostar? rsrs

    Os haikais estão lindos, e a entrevista maravilhosa. Aprendi muito com suas palavras.
    A natureza, de fato, é uma fonte perene de inspiração. Adorei a história do pé de chuchu.

    Beijos, amiga
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  21. Alexandre
    Obrigada. Certamente seu avô tambem lia "São Paulo Shimbum" como o meu pai. Você também frequentou Gasparetto e era tão bom, não é? A bio dança e a metafísica que saudade,pura renovação.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  22. Socorro
    Seu blog "seguindo minhas pegadas" é D++++.
    Obrigada.

    bjs

    ResponderExcluir
  23. Legal sua entrevista Elisa e eu que acompanho sei de suas inspirações e busca da perfeição.Parabens ao entrevistador com perguntas interessantes.Até a gata apareceu,rsrs.

    Para a linda historia do pé de Chuchu:

    Horta urbana
    Alimentos saudáveis _
    Chuchus da Elisa.

    Um abração amiga.
    Bela semana com paz e poesia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Toninho
      Grande poeta cronista e haicaista, meu amigo das interações no Mineirinho.
      Obrigada pelo haicai.
      Abçs

      Excluir
  24. Amiga Elisa,
    A natureza promove a vida de qualquer forma, apesar da humanidade.
    Vir aqui é ser sempre surpreendido com tanta beleza e sabedoria sempre.
    Que postagem espetacular! Belas imagens, haicais de primeira qualidade, história interessante e uma entrevista que, além de nos proporcionar mais conhecimento de ti, brinda-nos com a sabedoria tanto tua quando do entrevistador.
    Cristiano Marcel é um literato genial, além de um bom amigo.
    Diante de uma parceria valorosa assim, só poderia ter resultado algo tão fantástico como a entrevista.

    Parabéns, querida, pela virtuosidade!

    Abraços sinceros do amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bento Sales
      Outro grande amigo de Literatura de folhas soltas,talentoso poeta, cronista, cordelista e haicaísta.
      Obrigada.

      Excluir
  25. Elisa, querida!
    Que post divino!
    A começar pela gênese: a própria natureza! As forças par que fazem com que tudo se una e se encaixe ao ritmo de Deus! Lindas imagens e Haicais, de enorme bom gosto e generosidade impar, muito próprios de ti!

    Quanto a entrevista! Maravilhosa! As perguntas coincidem com questões que gostaria de te perguntar mesmo. Parabéns ao Cristiano e a entrevistadora. particularmente o que achei mais interessante foi a questão de como você alia as pinturas com os haicais, achei muito interessante que de muitas pinturas já nasceram haicais,e guardada as devidas proporções, inclusive de estilo, claro; dos bichos de pelúcia da minha filha que nascem as histórias e não o contrário, eu fazer uma história e depois adquirir os bichinhos para ilustrar.

    E também a temática da natureza, sempre presente em teus haicais. Vida que você completa com vida! Lindo isso!

    Beijos muitos de admiração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Cissa de Humor em Conto. Seu espaço é tudo de bom, também interagindo com grandes amigos.
      Obrigada pelo incentivo.
      Bjs.

      Excluir
  26. Olá Elisa querida,
    Amei cada pedacinho desta postagem tão linda. A entrevista é maravilhosa e nos expõe tantas coisas que você faz tão interessantes e de tanto alcance poético. Fiquei realmente encantada. Parabéns, amiga. Adorei!
    Um grande e afetuoso beijo.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  27. Querida irmãzinha Elisa..
    desculpa a demora..mas cheguei e feliz com esta lindeza toda!
    Me emocionei logo no inicio..... o nascimento de uma vida vegetal...e vc tão lindamento acarinhando..cuidando...
    de emocionar..
    E seus hai-kais tão singelos refletem a maravilha de pessoa que voce é.
    A entrevista show! Amei te conhecer mais um pouco!
    Vc é uma multi artista......Parabéns!!

    Um beijo..com carinho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MA
      Querida maninha e grande ceramista.
      Obrigada. E mais e mais inspirações.
      bjs

      Excluir
  28. Elisa, que postagem magnífica! Você fotografa, pinta, narra, constrói haikais que nem encontro palavras para elogiar, e ainda possui várias outras qualidades, mostradas nessa entrevista. Nossa!!!! Eu lhe dou 1000, com louvor! Além do talento, tem um grande coração e uma capacidade admirável de estimular os amigos. Para você, só aplausos. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marilene. Grande poetisa de Momentos fragmentados. Seus poemas são inteiros.
      bjs.

      Excluir
  29. A natureza é perfeita em suas cores e sua essência...beijos de bom dia pra ti amiga e obrigado pelo seu carinho lá no Livro...

    ResponderExcluir
  30. Olá Elisa,

    Sua postagens são sempre um show e gosto de dedicar um tempo
    especial para lê-las com calma, saboreando cada tema e cada haicai.

    A natureza é mesmo incrível. Como o chuchu se espalha, hein?
    Conforme salienta o seu haicai, quase ninguém "curte" o chuchu, mas gostam do suflê, como eu, que adoro.

    Sua entrevista foi excelente e trouxe-me maior acréscimo sobre sua arte, além de me dar a oportunidade de saber um pouco mais sobre você.

    Lindos os haicais e imagens. E a gata arrasou!

    Parabéns, querida, por ser esta pessoa sensível e maravilhosa!

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera Lucia carismática amiga de Poemas de Recanto do Sol.
      Obrigada pelas palavras de carinho.
      bjs

      Excluir
  31. Boa tarde, Elisa. Maravilhoso o seu blog, os seus escritos e a entrevista tão clara e singela.
    Você faz tudo muito bem, e suas pinturas são um encanto de se ver.
    Parabéns, e irei conferir se te sigo, caso contrário, seguirei.
    Um beijo na alma, e fique na paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia.
      Seja bem vinda. Poetisa de redescobrindo a Alma, obrigada.
      Pouco a pouco vou conhecendo os blogs.
      bjs

      Excluir
  32. Chuchu. Existem milhares de milagres, e um olhar apaixonado! abraços

    ResponderExcluir
  33. Gostei muito da entrevista. Eu adoro chuchus, adoro a Gigi e adoro esta blog!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilá(s)
      Delicada poeta de Portugal
      Obrigada. Beijos á Linus.

      Excluir
  34. Boa noite, querida Elisa
    Gostei muito de sua entrevista e também de suas pinturas, parabéns. Os chuchus então estão lindos. Você é que nem eu, fico horas admirando muinhas flores, muinhas plantas todas as manhãs antes de ir trabalhar. Isso me faz tão bem, como se a natureza me passasse um pouco de energia.
    Um ótimo final de semana a você!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande cronista de Pintando Poesia. øbrigada. É tão bom comungar com a natureza, não é?
      Obrigada pelo carinho da visita.
      Bjs

      Excluir
  35. Algumas amizades são para sempre. Não há nada que se compare ao aconchego de uma
    amizade do tipo caloroso e duradouro. Uma amizade baseada em pensamentos carinhosos,
    em generosidade e franqueza, momentos partilhados, palavras de apoio e louvor.
    Uma amizade que cresce através dos risos e lágrimas, momentos bons ou maus, sempre
    mais forte e profunda...
    *Ricardo Martins Santos*
    È essa amizade que tenho por você repleta de amor e infinita ternura,,
    pois amizade verdadeira é para sempre.
    Nesse clima de amizade e saudades de visitar você
    com carinho desejo um final de semana na paz e na luz.
    Beijos no seu coração.
    Evanir.

    ResponderExcluir
  36. Elisa querida! Obrigada pela visita! Adorei a entrevista e a oportunidade de te conhecer um pouquinho mais...
    Segunda-feira, dia 25 de junho,
    terei postagem nova!
    Um final de semana iluminado!
    Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves

    ResponderExcluir
  37. great post and useful friend, waiting to come to my blog

    follow 172

    ResponderExcluir
  38. Olá!
    Deliciosas fotos de quintal.... com delicada poesia.
    Bom fim de semana!
    Beijinhos.
    Brasil.
    ¸¸.º°❤♫♫♪¸¸.°
    °º✿⊱╮

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inês
      de uma linda flor poética por dia.
      Adoro suas postagens
      bjs

      Excluir
  39. Amiga, só você para nos deliciar com a sua sensibilidade,
    quer seja na natureza, na pintura ou na poesia.
    Tudo brota na delicadeza das suas mãos de artista.
    Cada post seu é uma dádiva de saber e partilha.

    Obrigada por me ensinar tanta coisa que desconhecia.

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. a melhor amiga dos gatos, cães e cia.
      Lindo o seu blog
      Obrigada

      Excluir
  40. Oi Elisa...
    Adorei a entrevista...Magnifico!!!
    Aqui só encontro chuchu nas lojas de produtos brasileiro...As vezes dá uma vontadinha de tanta coisa do Brasil...Amei as fotos, as pinturas, os haikais, a entrevista, a gatinha...Enfim amei o post...Ótimo Domingo!
    Beijos!
    San...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra
      Amiga da Terra do Sol Nascente.
      Obrigada pelo carinho. Beijos á Nina.

      Excluir
  41. Elisa

    Adorei ler e ver bem as ilustrações. Por fim, ficou uma grande admiração. Ficando com enorme apreço, ficam também parabéns.
    Beijos

    ResponderExcluir
  42. os pequenos milagres do quotidiano que, abrindo pétalas, se tornam melodias no jardim da poesia. esta harmonização entre o trivial e o infinito é a chave de tantas inquietações e só a escrita sabe como calcorrear os becos que cruzam um e outro espaço.
    o complemento desta viagem pela delicadeza harmónica está na entrevista que nos ofereces.

    um beijo para ti, querida amiga, e um abraço ao marcell!

    p.s. já hoje vos li a ambos no blogue do bento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorgíssimo
      de Viagens de Luz e Sombras. Suas lindas palavras são sempre de luz.
      Obrigada
      Bjs

      Excluir
  43. Boa tarde Elisa, que pé de chuchu mais lindo, no meu terreiro não tem como plantar, mas aodro chuchu... bjs tenha uma semana iluminada

    ResponderExcluir
  44. Muito gostoso ler você, Elisa!
    Adorei a história dos chuchus... Uma narrativa inspirada e sensível, refletindo o teu olhar tão bonito à vida!

    E gostei muito da entrevista também! Tua sensibilidade transparece em tuas palavras de forma muito bonita!

    Aplausos a você!

    Um beijo e meu sempre carinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena
      Outra grande poetisa do Sul.
      Poetrix...ando e muito mais.
      Bjs.

      Excluir
  45. Oby chuchus nie zarósł Ci całego domu, bo jak z niego wyjdziesz :-). Wywiad wspaniały i wiele dobrego się o Tobie dowiedziałam. Pozdrawiam.
    Maio não Chuchus mato você toda a casa, porque como você sair com ele :-). Entrevista grande e muito boa sobre o que aprendeu. Yours.

    ResponderExcluir
  46. Oi Elisa!
    Estou encantada com a beleza do seu Blog e dos seus haicais... e chego sabendo um pouquinho mais sobre voce, bela entrevista.
    Fiquei super feliz com sua companhia em meu blog, vou ficando por aqui com muita alegria, e vou te linkar, pra ser mais fácil te acompanhar.
    Beijinhos,
    Valéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valéria de Doce Filosofia.
      Obrigada. Por certo vou te seguir. Seja bem vinda.
      Bjs

      Excluir
  47. Oi Elisa
    Vim reler , ver os chuchus maravilhosos , as pinturas que fico babando rs e ler de novo a entrevista,sua delicadeza e beleza.
    Deixo um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lis
      Amiga de sempre de Flor de Lis e simplesmemtelis
      Obrigada
      bjs

      Excluir
  48. Querida amiga Elisa.

    Um prazer.Prazer imenso sempre que aqui venho e me embrenho nesta tranquilidade. Assim como quando chegas lá na "serra..." e deixas a tua marca inconfundível.
    Nesta entrevista vejo-me a conhecer algo mais sobre a tua pessoa maravilhosa, coisas importantes com certeza, mas que só vieram realçar o que já sentia de admiração pela tua obra e agora pelo teu percurso.

    O que parece fácil, nem sempre o é. Só alguém com muita sensibilidade e um olhar atento ao que a rodeia, se inspira no que para muitos passa despercebido, quando afinal é aí que mora o essencial.
    Encontras dentro de ti o que de fora atrais de tão positivo.
    Grato por poder acompanhar-te aqui, sempre que a vida mo permite.

    Beijo e meu kandando sincero e amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guma
      Adorei a sua volta.Suas lindas palavras são meus incentivos. Sempre me alegra visitar a sua encantadora Serra.
      Obrigada.

      Excluir
  49. Olá Elisa,
    Vendo essas imagens do chuchu me deu saudades do sitio.
    Adorei a entrevista.
    Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Smareis, grande escritora de doces palavras de sabedoria.
      Obrigada
      bjs.

      Excluir
  50. Lisa
    Boa Noite
    que maravilhosa horta é essa.Muito bom colhermos tudo bem fresquinho. Parabéns pela entrevista. Um quinta feira cheia de flores da natureza para vc. Ana Brisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brisa de Brisa Suave
      Seus lindos textos sempre encantam
      Obrigada
      bjs

      Excluir
  51. Elisa, vim te agradecer pelos comentários.
    E te avisar que nesta foto deste perfil, olhe bem por favor, estou com minha nova filha-gato a Cathy! Adotei há uma semana, o bichinho havia sofrido maus tratos... e morava numa gaiola há 3 meses, acredita?...
    Estou feliz e ela também e já integrada com meu filho-gato Lito!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cissa
      Que alegria. Gatos são sempre bem vindos. Deus há de te abençoar com mais este carinho. Cathy parece o Linus da Lilá(s). Gato Lito deve estar feliz.
      Parabéns.
      Beijos.

      Excluir
  52. Elisa Maninha...eu aqui de novo pra admirar a tua postagem, uma das mais lindas que ja vi.
    O que tem aqui? AMOR!!

    Um beijo.....boa quinta feira e obrigada sempre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, minha carinhosa irmã.
      Um lindo dia para você.
      Bjs

      Excluir
  53. Elisa, adorei ler sobre você, é bom quando descobrimos um pouco mais das pessoas que já nos são familiares no nosso dia-a-dia, de modo virtual.

    Magnifico o verde da natureza que podemos deixar fazer parte de nós, é só saber apreciar a simplicidade daquilo que, em silencio, se torna belo. Gostei muito das fotos.

    Beijinhos
    cvb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Cecília
      Talentosa poetisa de Portugal
      Obrigada pelo carinho
      Bjs.

      Excluir
  54. Tem frutos que eu não conheço mas o post é muito bom, excelente, mesmo....e eu gosto tanto da natureza. Aoráveis fotos, querida. Um beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blue Shell
      Encantadora cronista e poetisa de Portugal. Que bom tê-la de volta.
      Muita luz
      Bjs.

      Excluir
  55. Parabéns! Amei te ler, poesias, entrevista, etc. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yayá
      Excelente poetisa de Artes e Escritas.
      Obrigada.
      Um lindo dia
      Bjs.

      Excluir
  56. Agregador Teia
    Obrigada pelo carinho da visita.
    Abçs

    ResponderExcluir
  57. Lidi
    Obrigada pelo carinho da visita. Seja bem vinda.
    Em breve vou conhecer o seu espaço.
    Bjs

    ResponderExcluir
  58. Querida Elisa,

    Agradeço-lhe a encantadora visita e os carinhos que espalhou pelo meu recanto. Você é uma pessoa que encanta pelo talento
    e gentileza.

    Desejo-lhe um excelente final de semana.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  59. Oi querida Elisa,

    Bonitas imagens e não menos interessante a entrevista feita a você por Cristiano Marcel, cujo blog já conheço e onde deixo, de vez em quando, comentários.
    As perguntas devem ser pequenas, sucintas, mas curiosas. Ele conseguiu tudo isso.
    As suas respostas são nota 10. Espontâneas, muito bem organizadas mentalmente, e claras.
    Regressei, hoje, a meu blog.

    Bom Domingo.
    Beijos da Luz.

    ResponderExcluir
  60. Voltei para reler os deliciosos haicais e dizer-te que a entrevista foi muito dez. Aprendemos muito.
    Feliz semana para ti. Não demore de "haicar"(risos).
    Abração.

    ResponderExcluir
  61. Sou muito grata pelo carinho que espalha em nossos cantos. E é sempre bom retornar aqui e reler seus ricos e belos haikais, apreciando a inesgotável beleza do verde da natureza. Bjs.

    ResponderExcluir
  62. Elisa, querida, pude reler sua bela entrevista com o mesmo interesse que li no blog Poetas de Marte. Um prazer retornar a esse momento que muito me acrescenta em haicais. Parabéns!
    Beijos e feliz semana!

    ResponderExcluir
  63. Parabéns, tá lindo demais esse teu espaço ! Muita luz, vida e poesia. E um delicioso perfume das cerejeiras. Ótima semana!!!

    ResponderExcluir
  64. Eu fui lá te ver, claro!! lindíssima entrevista e super merecida!!! parabéns amiga querida!!!
    bjs com carinho

    ResponderExcluir
  65. É sempre um prazer ver a sua arte, a sua grande sensibilidade.

    Uma feliz semana para você.

    ResponderExcluir